Marca de Vitória
Texto bíblico: Gênesis 32:24-26
24 – Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
25 – E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
26 – E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
Quando Jacó chegou ao vau de Jaboque, ele atravessou a sua família para a outra margem do rio (Gn.32.21,23), mas permaneceu ali sozinho e não atravessou porque tinha que acertar algumas coisas com Deus e precisava orar e ter certeza de que seu irmão Esaú não lhe mataria.
No inicio de sua caminhada em direção a Esaú ele já tinha visto os anjos de Deus (Gn. 32.1,2) o qual chamou deMaanaim, mas ele precisava mais do que isto, ele precisava da bênção da proteção, ele havia lutado com os homens, mas nunca houvera lutado com Deus e lutando agora ele não se entregou de corpo, mas se entregou de alma e recebeu a sua bênção, porém foi atingido na coxa, mas é melhor perder uma batalha e ganhar a guerra. Aquela era a marca de sua vitória. Quando lutamos pelas nossas bênçãos estas podem nos deixar marcas, mas para nós será a marca da vitória e é melhor atravessar o Jaboque com a bênção a perder tudo o que já conquistamos. Quando o sol se pôs ele atravessou o rio manquejando, mas tinha certeza deque agora tudo iria dar certo no seu encontro com Esaú.
Alguns ansiosos querem atravessar o seu Jaboque sem lutas, sem conquistas, sem mudanças, sem confissão, sem intimidade com Deus e acabam por assistir a derrocada de sua família, seus amigos, seus bens e tudo o que conquistou ao longo de anos. Era-lhe melhor seguir manquejando em busca de um conserto com seu irmão e já de posse da garantia de vitória do que passar o resto da vida sem marcas no corpo, mas com marcas na alma. Há muitos crentes que estão vivendo o evangelho das facilidades, querem vitórias na sua vida, mas não querem pagar o preço, alegando que Jesus já pagou.
Claro Jesus já pagou o preço da nossa salvação (O Co. 6.20; I Co. 7.23), mas isto não lhe garante que você vai alcançar vitórias sem preço na vida material e espiritual, portanto, vamos à luta porque a nossa vitória é certa, ainda que tenhamos que manquejar um pouco, mas isto faz parte, é a marca da vitória. Pense nisso e que Deus lhe abençoe!
Pr. Paulo Affonso Generoso