Mantendo firme a esperança nas promessas de Deus
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Romanos 12.12).
Ao iniciar mais um ano, meu desejo é que possamos manter nossa esperança firmada nas promessas da Palavra de Deus. Tudo passa nesta Terra, mas a Palavra de Deus permanece para sempre. Não deixe nada, nem ninguém e nem circunstância, por pior que seja, influenciar sua fé, seu amor e sua confiança em Deus. Ele está e sempre estará no controle de sua vida.
O apóstolo Paulo nos orienta a não perdermos a alegria, pois ela gera força física e espiritual em nosso ser. Satanás age de todas as formas possíveis para minar nossa alegria que vem do Espírito Santo. Não permita que isso aconteça, porque a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10).
Paulo também nos incentiva a sermos pacientes e perseverantes em nossa comunhão diária com Deus. Para isso é necessário termos esperança, porque é ela que nos leva a mantermos a paciência e a sermos perseverantes.
Segundo o dicionário, a definição de esperança é: Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Nossos desejos são alimentados diariamente pela esperança, que é a força motivadora de nossa vida. Ela nos impulsiona a seguir em frente e a não desistir.
A Bíblia nos fala em 1 Coríntios 13.13 que agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. É interessante que a palavra esperança esteja justamente entre a fé e o amor. Sabe por quê? A fé sem esperança não cria expectativa, não move uma pessoa a agir, a visualizar o que almeja ou a gerar o impossível em sua mente.
O amor sem esperança não tem durabilidade e não gera investimento. A esperança alimenta o amor a continuar, a não desistir, a não abrir mão e até a se sacrificar. Alimente diariamente com esperança a sua fé e o seu amor a Deus, ao próximo e por você mesmo.
Nosso maior exemplo de esperança é Deus, que acreditou e investiu no ser humano mesmo depois da queda. Enviou Seu único filho, Jesus Cristo, e tem preparado um lugar especial para todos nós. A esperança nunca morre; ela é eterna. Deus nunca perdeu a esperança e tem investido em nós todos os dias.
E você já perdeu a esperança? Talvez você tenha perdido a esperança em si mesmo, de ser próspero, de ser feliz novamente. Perdeu a esperança de receber uma cura, o milagre financeiro, a casa própria. Você pode ter desistido de seu chamado, de seu ministério, de seus sonhos.
A Bíblia nos mostra homens e mulheres que não desistiram das promessas de Deus, pois foram alimentados por fé, esperança e amor. Inspire-se nos exemplos de Joquebede, Ana, Moisés, Abraão e Sara, Ester, Noé, Calebe e Josué, a mulher cananeia, a mulher do fluxo de sangue e tantos outros.
Leia estes textos e coloque-os em um local acessível, para que nos momentos em que a vontade de desistir surja, você possa ler e ser renovado por meio da poderosa palavra de Deus: Colossenses 1.5; Salmos 25.3; Lamentações 3.26; Romanos 3.3-5; 1 Coríntios 15.19; 1 Pedro 1.3-4; 1 João 3.2-3.
Que você tenha um ano de muitas vitórias e grandes conquistas. Feliz 2016!