São Gonçalo acessível para todos
Uma cidade mais acessível e adaptada para os portadores de necessidades especiais é possível. Dejorge Patricio (PRB) quer transformar as unidades escolares de São Gonçalo para receber melhor os alunos. Os postos de saúde também ganharão acessibilidade. Rampas, elevadores, pisos especiais, barras de apoio, entre outros meios para melhorar a mobilidade, vão ser instalados.
O candidato lamentou a falta de cuidado de governos anteriores com o tema, e que vai debater com especialistas o acesso e mobilidade das pessoas com necessidades especiais.
“Temos que garantir o direito de ir e vir do nosso cidadão, sobretudo em prédios públicos. Muitos alunos ficam excluídos do processo escolar devido a dificuldades de acessibilidade. Isso também se reflete na saúde. As reformas estruturantes serão para garantir acesso de todos, especialmente os portadores de necessidades especiais”, explica.
Dejorge pretende fazer um estudo técnico na cidade para melhorar a mobilidade urbana e garantir o tratamento adequado para os portadores de deficiência.
“A cidade não tem dinheiro para fazer, pelo menos neste momento, BRTs e investir em veículo sobre trilhos, por exemplo. Mas podemos, através do diálogo com a sociedade, com uma equipe de técnicos e engenheiros de tráfego, diminuir a retenção de fluxos em vários trechos da cidade, constituir rampas de acessibilidade e sinais com dispositivos sonoros, facilitando a locomoção segura de portadores de necessidades especiais e fluidez no trânsito”, afirma.