Saiba lidar com as críticas negativas de modo positivo!
A capacidade de lidar com críticas negativas, de modo positivo, definirá o nosso sucesso e bem-estar emocional e espiritual. Nenhuma pessoa é indiferente a críticas, porém, há momentos em que se torna difícil lidar com opiniões negativas. Até mesmo Jesus, um homem perfeito, foi duramente criticado. Ele foi chamado de glutão (Mateus 11.19), bêbado (Lucas 7.34) e amigo de pecadores (Marcos 2.16). Em relação a esse tema, gostaria de destacar alguns aspectos que, acredito, são importantes para o nosso aprendizado.
Líderes, por exemplo, recebem críticas, independente se o que fazem é bom ou ruim. E, quando cometem uma falha, esta sempre será mais apontada do que seus acertos. Isto porque, infelizmente, o ser humano tem a tendência de promover mais o que é negativo.
Geralmente, pessoas públicas são alvos até mesmo de quem não as conhecem. Há quem perca seu precioso tempo com isso – talvez uma maneira inconsciente de se autopromover e as redes sociais são uma prova disso.
Se você sofre com críticas, veja algumas dicas para tentar lidar com elas:
1) Cultive a mente de Cristo e prepare-se para lidar com as críticas. Elas fazem parte de nossa caminhada nesta terra.
2)Não se estresse tentando evitar as críticas. O tempo mostrará quem você é, e quem são os críticos.
3)Quanto mais bem-sucedido você for, mais será alvo de críticas.
4)Considere as críticas como um estímulo e você alcançará patamares mais altos.
5)Quem coloca defeito em tudo, geralmente, vive rodeada de pessoas negativas. Mateus 6.22,23 diz que nós enxergamos o que há dentro de nós: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
6)Seja positivo ou negativo em relação às críticas. A escolha é sua!
7)Não compartilhe a sua vida emocional, espiritual e profissional com pessoas negativas e invejosas.
8)Seja humilde e agradecido a Deus por tudo.
9)Não deixe que as circunstâncias afetem a sua fé e o seu bom humor.
10)Seja capaz de contagiar positivamente as pessoas que estão à sua volta, mesmo diante de situações negativas.
O modo como lidamos com as críticas é mais importante do que as críticas em si. Há quem esteja em depressão e com o seu potencial paralisado porque deu ouvido a quem não faz nada nem deixa que outros façam. Não pare a sua trajetória por causa de críticos. Levante-se, comece a agir e cumpra o propósito para o qual Deus o chamou, pois Ele cobrará de você, e não dos seus críticos, o cumprimento da missão que confiou a você. Leia 1 Pedro 2.23.
Um grande abraço!