TRATAMENTO COM PLANTAS FUNCIONA ? PARTE I
Amigo (a) leitor (a), temos recebido inúmeras solicitações para abordarmos o tema do tratamento com fitoterápicos ( são os ativos derivados das plantas que tem valor medicinal), nas doenças do sistema nervoso, coração e vaso sanguíneos, dos ossos e reumáticas, e muitas outras. O assunto é por demais extenso, procuraremos aborda-lo em séries. Diferentemente do que se supõe, o tratamento com extrato das plantas não se resume a um “amontoado’ de chás e infusões de ervas, sem um estudo prévio terapêutico, criterioso, não. Fitoterapia hoje em dia é uma ciência fundamentada em pesquisas e métodos sérios, com resultados maravilhosos.
Há muitos anos o homem procura esses recursos na natureza quando pela observação, encontrava os animais buscando certas plantas para alívio dos sintomas. Foram criadas muitas formulações, mas fato é que hoje em dia temos em grande parte desses fitoterápicos a comprovação científica. Quem nunca tomou um chá de camomila recomendado pela vovó para acalmar-se? E assim por diante.
Mas o assunto aqui em questão é que os fitoterápicos podem promover uma ajuda significativa no tratamento de inúmeras doenças, enfim, numa enormidade de situações. Contudo, gostaríamos de alertar para o hábito, EQUIVOCADO, que algumas pessoas tem em se tratar com produtos de origem duvidosa preparados “miraculosos”, remédios que combatem a tudo, ou a quase tudo, uma vez que tais produtos podem conter contaminação com fungos e pior, ser uma espécie próxima daquela planta e não a que possui o princípio ativo verdadeiro. A fitoterapia veio para somar – se aos medicamentos existentes e não excluí-los. Procure um profissional que tenha estes critérios, e você obterá resultados interessantes. Na próxima coluna continuaremos o assunto. “O melhor médico é aquele que se preocupa com você”!”
Dr. Edesio Pires ribeiro Jr. Médico Cardiologista e fitoterapêuta.