Da Morte Veio a Vida!
Nada melhor, quando menino, do que passar alguns dias no sítio do meu avô. A correria com os primos, nadar no rio, andar a cavalo, ir para a igreja na boléia do caminhão, ouvir as histórias contadas por vovô, junto ao fogão a lenha, e a inconfundível comidinha da roça, preparada por vovó, simples, saborosa, temperada com alegria, carinho, e amor.
Um dia, nas minhas idas e vindas pelo meio da mata, senti uma ferroada no pé, a dor era insuportável. Meu pé queimava como se estivesse em brasa; sentia uma queimação no peito do pé que me fazia gritar de dor; entrei cozinha adentro, ajudado por meus primos, chorando e buscando o socorro de vovó. Sentei-me junto ao fogão a lenha, vovó se abaixou, e elevando minha perna, examinou meu pé por alguns segundos,; depois, virando-se para um dos meus primos, lhe disse: “corre, vá até onde vocês estavam brincando; vê se tem uma sussurana pelo caminho”.
Poucos minutos depois apareceu meu primo carregando na ponta de um pedaço de pau uma lagarta peluda, negra, enorme, toda arrepiada. Vovó esmagou a sussurana em alguma coisa, com a vara raspou os restos esmigalhados da lagarta e passou na vermelhidão do meu pé. Instantaneamente, como por encanto, a dor e a queimação desapareceram. O próprio veneno da lagarta serviu de antídoto para curar o mal.
Naquela época, eu não tinha a menor idéia de que todo veneno perde o efeito quando pequenas doses do veneno são ministradas em quem foi picado. Vovó também não sabia, cientificamente, o que fazia, mas em sua sabedoria caseira fez a coisa certa para me trazer alívio.
Pelo mesmo motivo Jesus morreu na Cruz por nós. Combateu a morte com a morte. Nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados fomos salvos pela morte de Cristo na Cruz. Jesus Cristo padeceu para que o nosso sofrimento acabasse; deu sua vida para que tivéssemos vida, e vida com abundância. “Porque, quando pecadores, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho Jesus, muito mais, estando já reconciliados com Deus, seremos salvos pela vida de Jesus” (Romanos 5:10).
Porque ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele o pecado de nós todos.
Isaías 53.4-6