O RAIO DO ESCÂNDALO
Mt 18.6 – Mas qualquer que ESCANDALIZAR um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
A palavra ESCÂNDALO, do grego “skandalizo”, significa causar motivo de tropeço
(como uma pedra para fazer tropeçar). Já a palavra PEQUENINO, do grego “micros”, citada por Jesus, faz referência às pessoas puras, ingênuas e inocentes; pessoas que desconhecem a maldade, assim como as crianças. Logo, ESCANDALIZAR UM PEQUENINO É quebrar o seu estado de ingenuidade, colocando tropeço em seu caminho. Num sentido mais amplo, Jesus está alertando aquelas pessoas que colocam tropeço (dão motivo de escândalo) na frente de pessoas ingênuas, fazendo-as desviar dos caminhos de Deus. Na verdade, Jesus alerta em tom de ameaça: “Quem quebrar a inocência de um pequenino pelo escândalo será réu do inferno!”.
Pelo dicionário português, escandalizar é chocar, causar indignação por meio da divulgação de um erro. Na linguagem bíblica, o termo sugere publicar e dar visibilidade a um pecado alheio, fazendo com que pessoas, que antes não sabiam dele, agora saibam e se escandalizem com o fato.
O escândalo é um mal que sempre nasce num pecado real. Não existem escândalo, se não houve pecado. Divulgar um pecado que não tenha mesmo acontecido, não é escândalo, é calúnia.
Jesus disse que é necessário que o escândalo venha, mas aí daquele por quem o escândalo vier.
Se Jesus pôs o escandalizador está ameaça é porque ele não pretende promover o pecado de ninguém. Devemos fugir de sermos tal pessoa. Mas por que, então, é necessário que o escândalo venha? Por duas razões: 1ª – Para revelar o fofoqueiro; 2ª – Para testar os pequeninos.
Quando um escândalo acontece, nós, na verdade, estamos diante de dois problemas. O primeiro é o pecado, que realmente aconteceu. O segundo é a questão da publicidade dada a esse pecado.
Não podemos dar publicidade ao pecado de ninguém. Quando alguém pecar, o nosso papel é repreender essa pessoa. Apenas isso.
COMO CORRIGIR UM IRMÃO
Lc 17.3 – “Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe”.
Repreender um irmão que pecou é a coisa mais simples a se fazer, mas não é uma tarefa fácil. É necessário coragem moral para segui-la. Essa repreensão deve ser feita em particular (Mt 18.15) e com amor (Rm 12.8). O objetivo desse cuidado visa perdoar o pecador, levando-o ao arrependimento.
Mt 18.15 (NVT) – “Se um irmão pecar contra você, fale com ele em particular e chame-lhe a atenção para o erro. Se ele o ouvir, você terá recuperado seu irmão.
PECADO x ESCÂNDALO
Jesus exige que tenhamos coragem para repreender o pecador, porque Ele quer evitar que haja escândalo. O pecado por si só já é um grande problema, o escândalo é a promoção, é impulsionar esse problema. Com o pecado, satanás fere o pecador, com o escândalo, o diabo fere uma igreja inteira. Escandalizar é potencializar os prejuízos causados pelo pecado. Devemos LUTAR PARA EVITAR OU MINIMIZAR ESCÂNDALO. quanto menor o escândalo, menor o prejuízo do pecado