Mente e Corpo- Exercício físico é um grande aliado para uma vida emocional saudável
Domingo 14/07/2019, às 12:43, Por Evandro Jales
Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é o país mais ansioso da América Latina. Em 2017, 9,3% dos brasileiros sofriam com esse problema. Essa disfunção resulta em ataques de pânico, transtorno compulsivo obsessivo e fobias, por exemplo. As mulheres lideram esse ranking: 5,1 % delas são ansiosas. Os números caem quando relacionados aos homens: 3,6%.
Esses dados assustadores atingem todos os tipos de pessoas. Ricos e pobres. Solteiros, casados, desempregados ou assalariados. Esses problemas emocionais afetam, inclusive, os cristãos. Um relatório divulgado pelo Instituto Barna Group, renomado nos Estados Unidos por se dedicar a pesquisas relacionadas à religião, aponta que metade dos pastores já passaram por algum tipo de problema emocional.
Apesar de muitos ainda associarem essas disfunções, exclusivamente, a questão espiritual, vale a pena pensar na parte física. O sedentarismo, ligado ao alto nível de estresse, dificulta diretamente a criação de substâncias que ajudam a melhorar essas dificuldades. Como combater isso? Entre outras coisas, a resposta está em praticar exercícios físicos. “Agregar esse habito saudável ao dia a dia é um dos pilares do tratamento psicológico porque os exercícios estimulam a produção das substâncias benéficas do organismo, como a endorfina, um analgésico natural, e a serotonina que influencia no apetite, sono, memória e humor. Precisamos criar essa consciência de que se o corpo estiver bem, a mente também estará. ” Afirma a psicóloga Aline Saramago.
O pastor Edson de Assis, 57 anos, passou por algo parecido. Com mais de 30 anos de ministério, o Líder da Assembleia de Deus no bairro Maria Paula em Niterói, se viu numa situação muito delicada. “Após o falecimento do meu pai fiquei alguns dias de luto e numa tristeza profunda. Quando lembrei que sempre recomendava aos meus pacientes com depressão fazer atividades físicas, então resolvi fazer pequenas corridas. O começo foi muito difícil, claro. Mas, depois de um tempo, muita coisa mudou. Melhorei emocionalmente e me tornei mais confiante. ” Relatou ele que também é psicólogo.
A corrida começou para ele em 2016 com a intenção de sair de uma tristeza, mas acabou se tornando um hábito. Hoje o pastor Edson compete em maratonas, ganhou qualidade de vida e acorda todos os dias antes das seis horas da manhã para treinos que variam entre 15 e 22 km. “Me cansava muito e as preocupações da função que exerço eram complicadas. Hoje tenho mais disposição para tudo”.
Portanto, é necessário compreender que os exercícios físicos são muito importantes na prevenção do desequilíbrio físico seja do corpo ou da mente, como endossa Alan Santos, educador físico e fisioterapeuta. “Indispensável é estar em movimento. Os benefícios estarão relacionados com o quanto você gosta de uma determinada atividade e da intensidade com que está desenvolvendo. Qualquer exercício já vale a pena. O importante é começar!.”
2 Comments
É isso aí meu pastor, um dia forro também rsrs
Eu quis dizer corro rsrs Vem De correr