Orações e hino abriram cerimônia de funeral do homem que deixou um legado
“ Legado” Esta foi a palavra destacada por amigos e líderes para resumir a história de Nelson Mandela, a cerimônia fúnebre que acontece nesta terça-feira (10) reuniu vários líderes mundiais para participar da homenagem ao homem que lutou pela igualdade racial na África do Sul, e por 27 anos de sua vida viveu em um cárcere privado . Embora nem sempre destacado pela imprensa, Madela, assim como Martin Luther King Jr., pautou sua luta pelos ensinamentos de Cristo. Não advogava a violência e sempre falava sobre seu compromisso com Cristo. Um dos exemplos que mais passou nos anos que governou foi “perdão”
A cerimônia coincidiu com o Dia dos Direitos Humanos da ONU , mais de 1.500 jornalistas se credenciaram para acompanhar a cerimônia, a viúva de Mandela, Graça Machel, chegou muito emocionada ao estádio, lideres de vários países homenageou Mandela em discurso inclusive a presidente Dilma Rouseff .
” Mandela deu voz aos oprimidos e uniu o país, unidade é a palavra que captura o maior legado de Mandada ,ele mudou as leis, mas também mudou corações ” destacou o Presidente dos Eua Barack Obama .
“O melhor modo de lembrar e celebrar Mandela é seguir com seu legado “ vice-presidente chinêsLi Yuanchao
“Deixou lições, não só para seu querido continente africano, mas para todos aqueles que buscam a liberdade, a justiça e a paz no mundo”
Já o secretário-geral da ONU afirmou que Mandela ensinava pelo seu exemplo
A abertura da cerimônia foi iniciada com orações e hino Mandla Mandela no estádio Soccer City , oneto mais velho de Nelson Mandela, também prestou homenagem ao avô durante cerimônia , milhares de pessoas se reúnem em Joanesburgo .
LEIA ANOS NA PRISÃO
Por Cláudia Caputi