DIA HISTÓRICO! GONÇALENSE GARANTE ACESSO E ESTÁ NA FINAL DA TERCEIRONA
Por Müller Souza
( Foto : Müller Souza / Assessor de Imprensa )
Além da Série B, o clube também garantiu vaga na Copa Rio de 2015
Pode soltar o grito! O Gonçalense Futebol Clube está garantido na disputa do Campeonato Carioca da Série B em 2015. Em partida realizada no Estádio Mourão Filho, na Rua Bariri, com gols de Gilmax, Yago e Sabão, o Tricolor Metropolitano bateu a Esprof por 3 a 0 e garantiu o acesso a segundona do ano que vem. Mesmo que não vencessa seu compromisso, o time do Jardim Catarina ficaria com o acesso, pois o Barcelona, seu concorrente direto a liderança do Grupo F, saiu derrotado no confronto diante do Santa Cruz pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no Estádio Nielsen Louzada, em Mesquita.
PARTIDA
Sabendo que a vitória independentemente de qualquer outro resultado alheio na competição o acesso estaria garantido, os comandaos de Emanoel Sacramento nos primeiros minutos de partida se lançaram ao ataque, e o primeiro tento não demoraria a acontecer. Logo aos 6 minutos, em boa jogada individual pela esquerda, o lateral Igor avançou até a grande area e foi derrubado por Perlaza, pênalti claríssimo! O árbitro na mesma hora apontou para a marca da cal. Gilmax chamou para si a responsabilidade e partiu para a cobrana, com bastante tranquilidade o camisa 10 bateu no centro da meta adversária e abriu o placar para o Tricolor do Jardim Catarina, aos 7 minutos de partida.
Logo depois de abrir o placar, veio a resposta inesperada. Depois de receber lançamento do meio campo, o atacante Bacan ficou frente a frente com Julio e tocou na saída do goleiro Tricolor, e foi aí que a estrela do zagueiro Rodrigão brilhou. O defensor salvou em cima da linha, chutando a bola para escanteio, evitando o que seria o gol de empate do adversário, aos 9 minutos de bola rolando. Aos 14, Rossales bateu escanteio e Denver na tentativa de afastar, por muito pouco não faria uma lambança das piores. Depois do córner batido, o “taco” do jogador “espirrou” e sem querer, o camisa 4 acertou sua própria trave.
Três minutos depois, Sabão fez belo lançamento e encontrou Rossales livre, porém, o camisa 2 finalizou por cima da meta de Lucas Silva e a bola saiu em tiro de meta. Passada a parada técnica, aos 30 minutos de novo ele, Sabão fez um “salseiro” na zaga adversária e tocou em profundidade para Gilmax, o camisa 10 arrematou em direção ao ângulo esquerdo do arqueiro adversário e por muito pouco não faria o seu segundo gol na partida. Aos 32, Bernardo driblou dois jogadores e acionou Sabão, o camisa 11 finalizou no canto esquerdo tirando “tinta” da trave da Esprof.
Logo a seguir, Ivan bateu falta no famoso “chuveirinho” do bico direito da grande area, Alemão afastou para escanteio. No decorrer do lance, a zaga interceptou a cobrança do córner, e do “meio da rua”, Françua em favor da equipe da região dos lagos por muito pouco não faria um golaço. A bola sobrou a meia altura e o camisa 18 arriscou, a bola caprichosamente voou alto e acertou o travessão de Julio, que de cara para o sol, ainda entou desviar a bola para escanteio, mas sem sucesso. Na sequência do lance, Yago afastou. Aos 37, o gol mais perdido da partida, Rossales fez boa jogada individual pela direita e cruzou para Igor, o lateral debaixo das traves e sem goleiro finalizou por cima, mas o jogador encontrava-se em posição irregular assinalada pelo assistente, que amenizou a finalização mal sucedida.
Aos 39 minutos, aconteceu o que todos queriam. Gilmax em ótima jogada pela direita avançou e finalizou para a meta de Lucas Silva, o arqueiro fez ótima defesa, porém, proporcionando a Yago o rebote, e o camisa 3 ligado no lance, só teve o trabalho de escorar de cabeça para o fundo das redes da Esprof, ampliando o placar para o Tricolor Metropolitano a poucos minutos do fim da primeira etapa. E depois do tento marcado, a partida não teve mais nenhum lance de perigo a favor das equipes, devido a isso, o árbitro encerrou o primeiro tempo, sem dar acréscimos.
SEGUNDO TEMPO MORNO
Ao contrário da primeira etapa, os comandados de Emanoel Sacramento de forma inteligente, souberam administra a vantagem construída na etapa anterior e quem inaugurou a presença ao ataque, foi a equipe visitante. Aos 4 minutos, Ivan arriscou de fora da area e mandou por cima da meta de Julio. Cinco minutos mais tarde, Foi a vez de Bacan chutar com perigo no canto direito do arqueiro Tricolor, que realizou bela defesa, evitando o tento a favor da equipe da região dos lagos. Visando dar mais velocidade para seu time, Sacramento colcou Alan e Sorriso nos lugares de Pedrinho e Dyego Guilherme respectivamente, e um minuto antes da parada técnica, o treinador também trocou Rodrigão por Anderson, encerrando assim as alterações a favor de sua equipe.
Aos 22, Bernardo recebeu belo lançamento e dentro da grande area, ficou cara a cara com Lucas Silva, e o goleiro adversário fez boa defesa após o arremate do camisa 9 Tricolor. No lance a seguir, Yago testou o ângulo esquerdo de Lucas, e por muito pouco o defensor não faria o seu segundo na partida. Aos 28, Sorriso foi lançado por Rossales, e o camisa 15 finalizou no canto esquerdo do goleiro, tirando tinta da trave adversária. Quatro minutos depois, quase um replay da jogada. Desta vez, Alan fez ótimo lançamento para Bernardo, que escolheu o mesmo canto que Sorriso na jogada anterior, mas uma vez passando muito próximo ao poste esquerdo do goleiro.
Em contra ataque veloz, Ivan sofreu falta dura de Alan na entrada da grande area. Em posição frontal ao gol de Julio, Miguel tentou acertar o ângulo esquerdo do goleiro Tricolor, mas mandou para cima da meta. Aos 36 minutos, veio o tiro de misericórdia. Gilmax fez fila na zaga do adversário e deixou Sabão debaixo da trave e sem goleiro, o camisa 11 só empurrou com a caneta direita para o fundo das redes, cosolidando não só a vitória do Tricolor Metropolitano, como também o acesso a Segundona 2015.
FICHA TÉCNICA
Gonçalense 3 x 0 Esprof – 11ª Rodada Grupo F – Campeonato Carioca Série C
Estádio Mourão Filho – Olaria/RJ
Arbitro : Luiz Henrique da Silva Bernardo
Assistentes : Rafael Almeida da Silva e Renato Serôa da Motta
Gonçalense: Julio; Yago, Rodrigão(Anderson) e Alemão; Rossales, Igor, Dyego Guilherme (Alan), Pedrinho (Sorriso) e Gilmax; Sabão e Bernardo. Técnico: Emanoel Sacramento.
Esprof: Lucas Silva; Cardoso, Perlaza (Menezes), Denver, Miguel e Françua; Eric, Jailton, Bacan e Ivan; Madeira. Técnico: Jefferson Fialho
Cartões Amarelos: Alan (GON) Perlaza (ESP)
Gols: Gilmax 7′ 1T (1×0) , Yago 39′ 1T (2×0) , Sabão 36′ 2T (3×0)
Público e Renda: Portões Fechados
Fonte . Gonçalense Futebol Clube