GONÇALENSE EMPATA COM SÃO GONÇALO FC E CONQUISTA O TÍTULO DA TERCEIRONA
Por Müller Souza
( Foto : Müller Souza / Assessor de Imprensa )
Tricolor Metropolitano mais uma vez contou com o apoio de sua torcida que compareceu em bom número em Edson Passos
Pode comemorar! O Gonçalense Futebol Clube é o Campeão Carioca de 2014 da Terceirona. Por ter a melhor campanha da primeira fase da competição, o Tricolor tinha consigo a vantagem do empate nas duas partidas da final contra o seu rival São Gonçalo FC. Com a vitória do último domingo por 2 a 1 em Sampaio Correa, a vantagem da igualdade no placar permaneceu, e foi dela que o clube conseguiu chegar ao título na tarde deste domingo, em Mesquita.
Empurrado pelos poucos mais de 2.500 torcedores presentes no estádio Giulite Coutinho a seu favor, os comandados de Emanoel Sacramento não titubearam. Sabendo que entrariam em campo com o resultado que lhe concederia o título (empate) , os jogadores do Gonçalense conseguiram neutralizar seu adversário, jogando como o famoso dito popular na linguagem do futebol : ” com o regulamento debaixo do braço”.
PARTIDA
Os primeiros minutos da partida decisiva não foram de muitas chances criadas por ambas as equipes. Muito toque de bola, vontade e tentativas mal sucedidas. E a primeira investida foi da equipe de Marcus Alexandre Cravo. Aos 12 minutos, Dreivisson fez bom cruzamento da direita e achou Edu, que de voleio buscou o canto direito de Julio, e Rodrigão salvou desviando para escanteio. Logo no lance seguinte, o homônimo do baixinho Romário, cruzou da ponta direita e Alê dividiu com a zaga Tricolor, Maykon tentou alcançar a bola, mas ligado no lance, Julio saiu de sua meta e fez ótima defesa.
Sabendo que somente a vitória o interessaria para sua equipe sonhar com a conquista do título, o time do São Gonçalo FC tentava de todas as maneiras tentar furar o bloqueio da zaga do Tricolor composto por Yago, Alemão e Rodrigão. A exemplo disto, o artilheiro da equipe Edu, aos 30 minutos chutou de fora da area buscando o ângulo direito de Julio. O arqueiro apenas observou a bola passar por cima de sua meta, sem levar grande perigo. E a primeira etapa do duelo ficou marcada pela sobra de disposição das equipes, porém, sem nenhuma oportunidade clara de gol, e foi assim até o último apito do juiz nos primeiros 45 minutos.
GONÇALENSE ADMINISTRA PARTIDA E LEVANTA A TAÇA
Com uma postura um pouco mais ofensiva com relação ao primeiro tempo, as equipes colocaram fogo na partida logo nos primeiros minutos da etapa complementar. Aos 3 minutos, Igor fez excelente jogada pela esquerda, deixando três marcadores para trás e rolou para Bernardo. O camisa 9 teve dificuldade para finalizar, e Vitor Hugo afastou o perigo, roubando a bola dos pés do atacante. Aos 6, a resposta. Walber arrancou do meio de campo e deu belo passe para Dreivisson na ponta direita, o camisa 2 dominou e cruzou para Edu, que finalizou com categoria buscando o ângulo esquerdo de Julio, que de maneira brilhante, executou uma linda defesa, jogando a bola para escanteio e evitando o que seria o primeiro gol contra a sua equipe.
Depois do começo eletrizante do segundo tempo, a partida caiu o ritmo até a parada técnica. E o lance de maior perigo da partida aconteceu aos 24 minutos, quando Romário cruzou da esquerda, a bola passou por toda a extenção do gol de Julio e chegou até Waguinho, que tocou na saída do arqueiro Tricolor, e quando a bola encontraria o caminho das redes, Dyego Guilherme salvou em cima da linha, afastando o perigo, levando a torcida do Gonçalense no estádio, ao delírio. Aos 31, mais um susto. Waguinho cruzou da direita para Edu, que acertou o travessão de Julio. Esse e os demais lances a favor do SGFC sem êxito, já pre-destinaria que o título teria que ser realmente do Gonçalense.
E a partida foi de emoção até o final. Os últimos minutos do confronto foram marcados pelo frisson que se tomou conta da torcida tricolor, que tentava soltar o grito entalado na garganta de campeão, mas foi contando minuto a minuto, até os 50 minutos da segunda etapa, para então assim, poder comemorar o tão sonhado título. O Gonçalense FC neste domingo, fez história ao ser Campeão Carioca com menos de um ano de vida. Depois do apito final, foi só festa por parte de todos os integrantes do clube, que comemoraram o título desfilando com a taça, demostrando o orgulho pelo feito para seus torcedores. E quem roubou a cena foi o Presidente Joacir Thomaz, que diante de várias câmeras, literalmente deitou e rolou no gramado do estádio.
FICHA TÉCNICA
Gonçalense 0x0 São Gonçalo FC
Campeonato Carioca Série C – Final – Jogo 02
Estádio Giulite Coutinho, Mesquita – RJ
Dia 28 de setembro (domingo) – 16h
Renda e Público: R$ 26.330,00 / 2.633 presentes (2.333 pagantes)
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Assistentes: Romário Falci do Carmo Junior e Thiago Rosa de Oliveira
Cartões Amarelos: Dyego Guilherme e Beto (GON); Pedro, Maykon e Diego Mendes (SGFC)
Gonçalense
Julio; Rodrigão, Alemão e Yago; Thiaguinho, Pedrinho, Dyego Guilherme, Gilmax (Beto), Bernardo (Anderson) e Igor (Alan); Sabão. Técnico: Emanoel Sacramento
São Gonçalo FC
Victor; Dreivison, Diego Mendes, Alê (Robertinho) e Matheus (Ramon); Pedro, Maykon, Leo Moreno (Waguinho) e Walber; Romário e Edu. Técnico: Marcus Cravo