Bancários prometem começar greve nacional nesta semana
Bancários de todo o país prometem começar uma greve nesta quinta-feira (19), em assembleias ontem, decisão tomada no último dia 12, de paralisação por tempo indeterminado, informou o coordenador do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro.
O motivo das paralisações não serão as agências bancárias, mas os centros administrativos dos grandes bancos. “Queremos afetar as áreas de tecnologia e as mesas de operação, para pressionar as empresas a negociarem o mais rápido possível”, afirmou Juvandia Moreira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
As agências bancárias, segundo ela, serão o alvo das paralisações de amanhã, principalmente. Nos dias seguintes, as ações devem se voltar para os centros administrativos.
A categoria, que tem cerca de 500 mil trabalhadores, recusou no dia 12 a proposta de 6,1% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que cobre basicamente a inflação projetada para a data-base, setembro, de 6,07%, e pede aumento de 11,93%. (Com informações Jornal Extra)