Igreja realiza palestra sobre saúde emocional e psicólogo cita atividade física e perdão no combate à depressão
A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, visto que, pode ser desencadeado por vários fatores: psíquicos, orgânicos e sociais. A intensidade do conflito interno e a sua durabilidade determinarão a gravidade da depressão. Os critérios diagnósticos de acordo com o DSM IV-TR (2004) são humor deprimido, alterações nas relações sociais, alteração do peso ou apetite, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, redução da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldade em se concentrar ou pensar, pensamentos de morte ou suicídio e tentativa de suicídio.
Pesquisadores do Reino Unido, Austrália e Noruega concluíram que uma hora de exercício por semana é o mínimo necessário para evitar que você desenvolva depressão. Segundo o levantamento, 12% dos casos de melancolia profunda poderiam ser evitados se todas os voluntários suassem a camisa por ao menos uma hora na semana.
Para conduzir o estudo, foram analisados dados de 33 908 mil pessoas sem registros prévios de problemas de saúde mental. Elas foram observadas, em média, por 11 anos.
Durante a realização de exercícios físicos, o organismo
libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão, a
endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e
emoções. Autores afirmam que a prática de exercícios físicos aeróbios de 20 a
40 minutos com frequência cardíaca entre 120/140 Batimentos por minuto, duas
vezes por semana tem a capacidade de liberar B-endorfina. Esse hormônio
propicia um efeito tranquilizante e analgésico maior que a endorfina no
praticante regular.
Durante palestra promovida pela Comunidade Cristã Oásis, liderada pelos Pastores José Wellington e Marco Aurélio, na manhã do domingo (28/04) Dr. Fabricio Corrêa alertou para alguns sintomas da depressão , e orientou sempre procurar uma ajuda profissional para não cometer equívocos.
“Praticamente os jovens são mais afetados pela depressão por questões sobre a sexualidade dificuldade em lidar com frustrações bullying, pressão pela escolha de carreira e por um bom desempenho escolar, dificuldade de relacionamento familiar, essas e outras situações leva a depressão e quando a pessoa não aguenta mais ela começa a ter pensamentos suicidas” Explicou Dr. Fabrício que destacou 11 tipos de práticas que ajudam na saúde emocional e a vencer depressão entre elas a atividade física e perdão.
11 tipos de práticas que ajudam na saúde emocional
- Atividades físicas
- Momento de lazer
- Ter prática de perdão
- Planejamento de vida
- Uma vida espiritual saudável
- Buscar ter bons relacionamentos
- Não demorar pra resolver questões pessoais
- Pensamentos positivos
- Evitar programações ou informações que contamina a mente com algo negativo
- Se você assiste algo positivo isso ajudara a ficar com a mente positiva
- Algo negativo a reação é contrária