Lançamento – “COLOCANDO a CASA EM ORDEM”, segunda obra da escritora Eleusa Matos esclarece “Submissão” à luz da bíblia
Terça-feira , 15/05/2019, às 23:14, Por Cláudia Caputi
Lançado na tarde e noite desta segunda-feira (13) de maio, a nova obra da escritora Eleusa Matos, “COLOCANDO a CASA EM ORDEM” já pode ser considerado um manual para harmonia na vida matrimonial . Esta é a segunda obra da autora do livro “Negra-Pobre-Gorda,Crente”
O lançamento aconteceu na Assembleia de Deus Novo Tempo –ADNOTE em Parque do Carmo, Duque de Caxias- Na baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro . Realizado em dois horários (16h30 às 18h30 e 19h30 às 20h30), o evento iniciou com um cerimonial e um culto de celebração com a abertura através de oração realizada pelo Pastor Ezequiel Matos, líder da ADNOTE. “A importância do tema é grande, porquê mostra a necessidade da correção da família para que a gente possa conseguir corrigir o país , há uma inversão de valores muito grande, nos queremos corrigir a nação sem corrigir a família”. Informou Pastor Ezequiel
O Pastor Elizeu Matos pai da escritora também teve uma participação especial nos dois horários de lançamento. Em entrevista falou de sua alegria em participar de mais um lançamento . “Realmente para mim é um grande prazer, pois está se cumprindo um sonho dela, que se esforçou para conclusão desses dois livros, desde sua adolescência ela tinha esse interesse por escrever, e Deus abençoou e me sinto muito alegre por isso”. Declarou o Pastor Elizeu.
Mãe de 16 filhos, avó de 38 netos e bisavó de 16 bisnetos todos servindo a Deus, a missionária Eunice Matos mãe da escritora falou sobre o chamado de Deus na vida de sua filha.
“A minha filha é um milagre de Deus! Quando estava esperando ela, eu subi em cima do tanque para fechar a caixa d’agua, e eu cai de cima do tanque com oito meses de gestação (…), Ela tem sido um milagre na mão de Deus, e uma bênção para nós, eu louvo a Deus por minha filha escritora de dois livros e tem sido uma verdadeira bênção nas mãos de Deus, juntamente com sua família” Declarou a missionária Eunice Matos .
Durante o discurso a escritora conscientizou que é possível sim, regatar a essência dos valores da família mediante os princípios da palavra de Deus “Colocando a casa em ordem, nasceu no meu coração há mais de 15 anos, mas eu não tinha coragem de colocar no papel, é polêmico demais, mas eu preciso fazer isso, alguém tem que vir na contra- mão para dizer o que é bíblico (…), para mim o correto é o que a Bíblia diz (…) aqui está o que eu aprendi com papai e mamãe, amar a Bíblia. “Colocando a casa em Ordem, o papel do Homem, o papel da mulher. A família está de ponta a cabeça, o pessoal querendo concertar Brasília, concertar o Brasil, e não conseguem nem colocar a própria casa em ordem. Esse é o objetivo do livro e eu tenho certeza, na hora que a família se ajustar, a sociedade, o Brasil, a nação. É óbvio que as coisas começam a mudar, esse é o objetivo, a gente ter o interesse de pelo menos limpar a calçada da nossa casa” (risos). Declarou Eleusa.
O livro fala sobre o relacionamento entre o marido e a mulher, e motiva ambos a compreender, valorizar e a se responsabilizar em assumir o papel designado pelo criador. Tema polêmico como: submissão também é abordado na obra, uma revelação com base em princípios bíblicos que leva o leitor a refletir sobre a submissão mútua. “Plenitude de submissão, eu faço a seguinte abordagem no livro: a gente sempre vê submissão para mulher, mas não tem como um casal viver em harmonia se essa submissão não for mútua, se Deus colocou a mulher para ajudar o marido, como ele vai receber ajuda se não houver uma submissão da parte dele”
Com base no texto bíblico de Gênesis 21 a autora exemplificou a atitude de Sara esposa de Abraão , que ao identificar um problema no âmbito familiar levou até o marido orientando o mesmo, que ao questiona-la levou o problema para Deus, tendo como resposta Divina que deveria ouvir o conselho de sua esposa. “O que a Bíblia diz, Sara chamou a Abraão como ajudadora, e disse: estamos com um problema em casa, não tem como Isaque e Ismael crescerem juntos, manda Ismael e Hagar ir embora. A submissão de Sara fez ela levar o problema para Abraão resolver, se você ler, Abraão achou aquilo um absurdo!( …) ele achou aquela atitude de Sara era Maquiavélica, perversa. – Como vou mandar essa mulher para o deserto com este menino? Questionou Abraão. Mais eu falo de Abraão, um pouco diferente dessa geração que a gente tem hoje, era amigo de Deus, e Deus falou com Abraão: – Abraão faz o que Sara diz, o que Sara falou vem de mim. Então é preciso uma submissão mútua, eu acho que até os homens vão se assustar um pouquinho com esta revelação que está pautada na Bíblia (risos). Finalizou a escritora.
Reunindo um grande público, estiveram presentes varias lideranças evangélicas, familiares, alunos e amigos que vieram de longe também prestigiaram a autora .
“É uma grande satisfação para mim, não medi esforços para estar aqui, não poderia perder, esse lançamento do segundo livro da Eleusa, para mim foi uma surpresa, meu marido veio de Rezende para me trazer, estou muito feliz, por vir, e por ele ter me trazido”. Relatou Dayse Couto amiga da escritora.
“Não é somente pessoas que tem uma relação séria com seu cônjuge que podem ler este livro, até então nós alunos que vamos crescer e vamos ter a nossa família mais a frente (…) aqui temos alguns exemplos que podemos ver e refletir. ” Disse Elizandro aluno do Colégio Estadual São Bento em Gramacho.
A jornalista e presidente da UFECON, Lindaura Moreira, que escreveu o prefácio para livro também esteve presente . “ A Eleusa me fez o convite para fazer este prefácio, e eu realmente fiquei muito feliz! E as famílias em geral! Vejo esse livro de uma forma extraordinária, nos trazendo algo imprescindível , que nós aprendemos erradamente durante muito tempo (…) A revelação que a Eleusa traz neste livro me faz entender, que o pensamento não era só meu e de algumas mulheres que conheço é o que de fato deve ser, baseado na palavra de Deus”. declarou Lindaura
O Pastor Jorge Grancindo falou sobre a importância do tema e honra em poder estar mais uma vez prestigiando sua esposa . “ É um privilegio participar deste evento, e esse tema é um tema polêmico, a situação da família hoje é muito difícil eu acredito que esse livro vai revolucionar”, declarou.
Com intervalo para momentos de muitos autógrafos e dedicatórias. O evento finalizou com a participação de todo público ao som da canção “ACIMA DE TUDO” de Geraldo Guimarães.
Confira mais fotos AQUI