BrasilIgrejas

Congresso de Mulheres em Niterói/RJ

A Assembleia de Deus em Niterói/RJ, presidida pelo pastor Wanderlei Andrade, realizou seu 2º Congresso de Mulheres, nos dias 10 a 12 de novembro de 2023. O tema foi: “Mulheres, a quem buscai?”, baseado em Mateus 28.5. O evento contou com a participação do Coral local Guerreiras de Fé e diversos corais femininos ao longo dos três dias. Entre as preletoras, estiveram as pastoras Leila Silvares, Raquel Fontes e a missionária Elaine Michele.
Foram dias de muita adoração e manifestação do poder de Deus. Momentos em que as mulheres, e suas famílias, puderam se confraternizar e ouvir mensagens de incentivo e exortação.
Para a noite de encerramento, foram convidados os conjuntos femininos: Unidas em Cristo (AD Ministério de Madureira no Santo Cristo – Pr. Moisés Medeiros), Missão com Mulheres (AD Fonseca – Pr. Celso Brasil), Shalom (AD Lapa – Pr. Charles Brito) e Vale do Jordão (AD Nova Jerusalém Ministério Benfica do Jóquei – Pr. Gerson Rangel).

Em alusão ao tema, a pastora Leila Silvares mencionou, durante sua pregação: “Esse texto (Mt 28.5-7) nos remete a um dos grandes pilares da fé cristã: a ressurreição de Jesus. (…) Às vezes, nos prendemos a coisas que achamos que não têm solução… Tem muita gente, até dentro da igreja, que está temerosa e, por isso, não vê os milagres de Deus. As mulheres que foram ao sepulcro confiaram. Em quem você tem confiado? A quem você tem buscado?” Ela continuou testemunhando que o Senhor Jesus tem socorro para qualquer situação, mesmo quando nos sentimos fracos e desamparados. “É quando acabam as nossas forças que começamos a caminhar com as forças do Senhor! Servimos a um Deus vivo que vela pelos seus. Busque a Ele! E que você possa ouvi-lo dizer: ‘Eu sei que você tem me buscado. Eu sei que você tem me servido. Eu sei que você tem perseverado. Porque os que confiam em mim subirão com asas como águias’”, concluiu.

História da Igreja

A Assembleia de Deus de Niterói tem uma história que une dois municípios do Estado do Rio de Janeiro: Niterói e São Gonçalo. Ela iniciou num trabalho de oração feito na casa de uma irmã, na Travessa da Cruz n° 25, em São Gonçalo, dirigi

do pelo missionário Gunnar Vingren (um dos fundadores das Assembleias de Deus do Brasil) e outros irmãos que vinham da cidade do Rio de Janeiro para apoiar a obra, tais como: irmão Napoleão, Joãozinho, José Cajazeiras, José Teixeira Rêgo, Levino, Paulo Leivas Macalão (acompanhado de seu violino), e aquela que se tornaria sua esposa, irmã Zelia Brito.
Porém, o início da obra da Assembleia de Deus de Niterói e São Gonçalo foi bem difícil. Quando o irmão João Corrêa da Silva e sua esposa, que vieram do estado do Espírito Santo, chegaram para participar dos cultos que eram realizados às segundas-feiras, só havia uma crente na região. E passaram-se anos sem nenhuma conversão. O coração do povo daquela localidade não estava aberto ao Evangelho.
O irmão João Corrêa não desistiu, nem mesmo quando a irmã, dona da casa onde eram realizados os cultos, se desviou dos caminhos do Senhor. Os cultos passaram, então, para sua própria casa, na Travessa Barcelos, 36. Logo, outros crentes foram recebidos ali: o irmão Salvador e sua esposa (oriundos do Exército da Salvação); a irmã Galdina e o irmão Almerindo. E naquela mesma casa foram batizados com o Espírito Santo os irmãos João Corrêa e a irmã Galdina.
Os cultos mudaram de endereço várias vezes até que, em 1930, o missionário Samuel Hedlund alugou o primeiro salão onde o pequeno grupo se reunia, na Rua Saldanha Marinho 58, no Centro de Niterói. Nos anos seguintes, os cultos foram novamente transferidos para outros salões até que, em 31 de janeiro de 1943, foi inaugurado aquele que seria o templo da Primeira Assembleia de Deus de Niterói, na Travessa São Januário 36, no bairro do Fonseca, que agora abriga um prédio com salas para o ensino bíblico, ao lado do templo atual.

Galeria de Pastores-presidentes:
1926 – Gunnar Vingren
1930 – Samuel Hedlund
1932 – Gunnar Vingren
1932 – Samuel Nyström
1934 – Francisco Leopoldo Coelho
1956 – Moysés Soares da Fonseca
1984 – Adilson Soares da Fonseca
1995 – Gessé Adriano da Silva
2021 – Gilvane da Silva
2022 – Wanderley da Conceição Andrade

GALERIA DE FOTOS 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Brasil

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *